Quais são os status de uma fatura ?

O status de fatura é atribuído de acordo com a sua situação de pagamento e data de vencimento. Veja neste artigo o que cada status de fatura significa.

Introdução

As faturas seguem uma lógica similar à dos contratos, porém se baseiam nos próprios estados de pagamento e datas de vencimento para gerenciar as ocorrências de alteração de status.

A elas são atribuídos os seguintes status:

em aberto

São faturas já numeradas por um contrato criado, porém ainda sem emissão pela plataforma. Este tipo de fatura não deve gerar cobranças enquanto não for emitida.

Quando com este status, as faturas devem estar visíveis no Relatório de Contas a Receber e no Relatório de Recebíveis, mas nunca no Extrato Financeiro.


pendente
Este status é atribuído a faturas já emitidas que estão aguardando pagamento, dentro do período de vencimento.

Este tipo de fatura deve sensibilizar o Extrato Financeiro, ainda que seu vencimento esteja muitos dias à frente da sua emissão.


confirmado
Status atribuído a faturas com pagamento confirmado, ou seja, faturas pagas.

Quando com este status, as faturas são visíveis nos relatórios de Contratos Financeiros, Vendas, e Extrato Financeiro.


baixado
Refere-se a faturas que foram pagas por meios externos, fora da edunext, que devem ser marcadas manualmente como Baixada.

Este status tem a intenção de dar autonomia para o cliente em receber o pagamento da fatura fora da edunext e marcar como baixada, de forma que as cobranças automáticas possam ser canceladas e abatidas a partir dos pagamentos que estiverem com este status.

atrasado
Fatura já emitida, com data de vencimento superada em na quantidade de dias configurada, até que seja atribuído o status Inadimplente.

O período de definição de dias para configurar uma fatura atrasada deve ser definido pelo usuário em Configurações Gerais da conta ou no ato da criação do curso e da tabela de preço.

pausado
São faturas que foram pausadas e podem ser retomadas futuramente caso o aluno expresse o desejo de retomar o curso.

cancelado
É o status de faturas canceladas manualmente através do cancelamento da cobrança individual ou do cancelamento de um Contrato Financeiro.

Em logs da fatura e do Contrato, fica registrado a justificativa, quem efetuou o cancelamento e de quando ocorreu o cancelamento.

expirado
Referente a primeira fatura do Contrato Financeiro que foi gerada para pagamento, mas não foi computado o pagamento, a fatura será expirada de acordo com as configurações feitas pelo usuário.

Inadimplente
É o status de faturas emitidas que estão em atraso há partir de 30 dias após a data de vencimento. O período de definição de status de inadimplência deve ser configurado pelo usuário.

O status inadimplente bloqueia o pagamento da fatura via edunext, sendo que esta fatura somente poderá ser baixada.


aguardando reembolso
São faturas que estão aguardando o processo de conclusão do reembolso. Ao fazer o reembolso, os splits são trazidos de volta para a conta que fará o depósito para o aluno.

Form. solicitado
Refere-se a faturas que estão em processo de reembolso integral ou parcial de pix ou boleto. O formulário para preenchimento dos dados para reembolso, foi solicitado ao cliente/responsável financeiro.

Form. recebido
É o status de fatura onde o aluno preencheu o formulário com os dados para conclusão do reembolso. São faturas que estão em processo de reembolso integral ou parcial de pix ou boleto.

Reembolsado
São faturas que foram reembolsadas integralmente ao cliente de forma automática ou manual.

Quando o reembolso for manual, será registrado em logs da fatura e do Contrato Financeiro com os dados quem fez a alteração de status e um campo de justificativa.

Parc. Reembolsado
Referente a faturas que tiveram parte de seu valor integral reembolsado para o cliente de forma automática ou manual.

Assim como o reembolso total, será registrado em logs da fatura e do Contrato Financeiro com os dados quem fez a alteração de status e um campo de justificativa.