Como limitar as formas de pagamento no modal de matrícula

Como limitar as formas de pagamento no modal de matrícula


A escolha das formas de pagamento disponíveis para os clientes é um passo importante na definição da tabela de preço de um curso. Seja para facilitar a experiência do cliente ou para atender à política financeira da instituição, é fundamental entender como habilitar, desabilitar ou limitar as opções de pagamento, como Pix, boleto ou cartão de crédito. Neste artigo, vamos explorar o processo de configuração e suas implicações, além de mostrar como essas escolhas podem impactar o cliente durante o ciclo de pagamento.

Tipos de pagamentos

Ao criar uma tabela de preço para um curso na edunext, você pode configurar quais formas de pagamento serão disponibilizadas para os clientes. Entre as opções, estão:

  • Pix

  • Boleto bancário

  • Cartão de crédito

  • Múltiplos cartões de crédito (pagamentos divididos entre dois ou mais cartões)

Como habilitar ou desabilitar formas de pagamento:

  1. Ao configurar a tabela de preço, você poderá habilitar as formas de pagamento que deseja oferecer. Se a instituição preferir restringir a escolha, basta desabilitar os métodos que não deseja disponibilizar.


Exemplo: Se você habilitar apenas a opção de pagamento via Pix, todos os clientes que utilizarem essa tabela de preço poderão pagar apenas via Pix. As demais opções, como boleto ou cartão de crédito, ficarão indisponíveis.

  1. Após finalizar as configurações das formas de pagamento e demais informações da tabela de preço e salvar, essa configuração será aplicada a todos os clientes que comprarem o curso por meio dela.

Importante: edição da tabela de preço após a primeira compra

Uma vez que a primeira compra for realizada utilizando uma tabela de preço específica, as formas de pagamento não poderão mais ser alteradas para aquela tabela. Isso significa que as decisões tomadas na configuração inicial são definitivas a partir da primeira transação.

Exemplo: Se você optou por habilitar apenas o Pix como forma de pagamento, um cliente que fizer a compra usando essa tabela de preço não poderá, posteriormente, mudar para pagamento via cartão ou boleto.

Flexibilidade para o cliente: Habilitando todas as formas de pagamento

Se a intenção é dar ao cliente a possibilidade de escolher uma forma de pagamento diferente a cada fatura (por exemplo, pagar a primeira fatura via Pix, a segunda via boleto e a terceira via cartão), é importante habilitar todas as formas de pagamento ao configurar a tabela.

Dessa maneira, o cliente pode alternar entre as formas de pagamento disponíveis ao longo do curso, de acordo com sua conveniência e necessidades financeiras.

Conclusão

Limitar ou expandir as formas de pagamento é uma ferramenta poderosa para gerenciar a experiência de compra dos clientes. Seja para garantir uma forma de pagamento única e simplificada ou oferecer flexibilidade nas transações, entender como configurar corretamente as formas de pagamento é essencial para maximizar o controle sobre o fluxo de caixa e a satisfação do cliente.


    • Related Articles

    • Como habilitar o pagamento de múltiplos cartões no modal de matrícula

      Habilitar a opção de pagamento com múltiplos cartões no modal de matrícula é uma funcionalidade essencial para facilitar a flexibilidade financeira do cliente, permitindo que ele utilize dois cartões de crédito para efetuar o pagamento de um curso. ...
    • Como configurar tabela de preço na modalidade: Mensalidades

      Mensalidade A modalidade de mensalidade é um dos tipos de cobrança disponíveis na tabela de preços. Ela é utilizada para criar formas de pagamento para mensalidades com data fixa de vencimento, além de permitir a aplicação de descontos por ...
    • Como configurar tabela de preço na modalidade: Única

      Modalidade de cobrança: Única Esta modalidade é utilizada para configurar planos de pagamento à vista ou parcelamento no cartão de crédito em até 12x, comprometendo o limite do cartão de crédito do aluno. Como criar uma tabela de preços? Para ...
    • Modal One vs. Checkout One: Como escolher o melhor para o seu processo de matrícula

      Na gestão de matrículas, a escolha da ferramenta certa pode facilitar a experiência de compra dos clientes e tornar o processo mais ágil. O Modal One e o Checkout One são duas opções disponíveis para criar uma experiência de matrícula mais fluida, ...
    • Como usar o modal de matrícula: Modal one

      O que é o Modal One? O Modal One é um tipo de modal de matrícula que apresenta, em sua seção de Opções de pagamento, todas as variações de preços ativas para o curso. Dessa forma, o cliente pode escolher entre as diferentes formas de pagamento ...